🔊 Conteúdo Falado:

Selecione qualquer texto do site para escutar o aúdio

DIA MUNDIAL DO DIABETES: ESPECIALISTA ALERTA SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DA DOENÇA PARA A SAÚDE DOS OLHOS

É sempre importante falar sobre os cuidados com a saúde, ainda mais no Novembro Azul. Além do mês trazer o movimento de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, também visa chamar a atenção para a necessidade da prevenção e controle do diabetes, que tem a data 14 de novembro como o Dia Mundial da doença. Já são mais de 13 milhões de pessoas convivendo com essa patologia no Brasil, aponta a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de 2008 a 2018 houve um crescimento de 24% do diagnóstico entre pessoas a partir de 18 anos. O índice saltou de 6,2% para 7,7%. “A doença exige muitos cuidados, dentre eles com o olho, que é um dos órgãos mais afetados. O excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina, sendo a principal causa de cegueira”, explica o oftalmologista André Príncipe, especialista em retina e vítreo.

Embora boa parte dos diabéticos faça tratamento com medicamentos para controlar a doença, muitos só procuram ajuda especializada quando sentem alteração na visão. “A maioria das doenças oculares não apresenta sintomas na fase inicial. Mesmo com a glicemia controlada, o risco de contrair retinopatia é grande, sendo esta a complicação ocular mais comum do diabetes”, reforça o médico André Príncipe.

O segredo da prevenção está em detectar qualquer mudança ocular antes mesmo dos primeiros sintomas, através do exame de fundo de olho. A catarata é outra consequência – a glicemia atinge a parede do cristalino, lente interna do olho, danificando as células. O diabetes também provoca o ressecamento da lágrima, conhecido como olho seco. Por essas e outras razões a consulta de rotina é essencial para a saúde.

Mais artigos

Escolha uma opção de atendimento

Clique em uma das opções abaixo para agendar o seu horário

Agendamento online

Informe-nos a sua preferência de horário e ligaremos para agendar sua consulta

Agendar via WhatsApp

Inicie um chat com a nossa equipe

Agendar pelo telefone

Inicie uma chamada com a nossa equipe

Agendamento online

Diga-nos quando gostaria de ser atendido(a) e ligaremos em poucos minutos (ou no próximo dia útil) para finalizar o seu agendamento

Recebemos a sua solicitação de agendamento

Entraremos em contato via celular ou WhatsApp dentro de poucos minutos (ou no próximo dia útil) para finalizar o seu agendamento.